quarta-feira, 28 de março de 2012

E foi assim o 2.º Workshop de Apicultura

Algumas imagens do 2.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes:

A parte teórica, na casa da Quinta da Ameixoeira Torta.

Fumigador em acção. Fumo branco, seco e frio. Apenas um pequeno sopro, criando uma pequna nuvem de fumaça que se mantenha sobre os quadros, para pacificar as abelhas, que associam o fumo a um fogo florestal, enxendo-se de mel.

 
Leitura de um quadro. Haverá postura recente? Alvéolos vagos?


O mestre ajuda os formandos na leitura de um quadro.
 
Colocação de uma nova alça para mel.

E os formandos são os seus primeiros passos com as abelhas.

Colocação da cobertura sobre a alça de mel de uma segunda colmeia.

Entrada das abelhas na colmeia, após a perturbação. Algumas regressa do seu voo de colheita, com as patas carregadas com pólen.

Como caças F14 Tomcat aterrando no porta-aviões...

Esta abelha exibe um comportamento em que liberta o odor indicativo da sua colmeia, para que a identifiquem e deixem entrar. Uma espécie de santo e senha.

A turma do segundo workshop, no Domingo de manhã.

Os formandos dão os seus primeiros passos com as abelhas: retirando os quadros para inspeção.

Leitura de um quadro: a rainha é a abelha mais comprida, que pode ser vista no centro da imagem.

Leitura de um quadro: no centro da imagem, célula de rainha.

No Domingo à tarde, os formandos do 1.º workshop que não tiveram hipótese de dar os seus primeiros passos com as abelhas, por causa da chuva, tiveram essa oportunidade.
Aqui, o Harald usa quadros vazios, que incentivam a criação de zangãos: um método engenhoso e natural para controlar a  Varroa destructor, um ácaro responsável pela devastação de muitas colmeias.

O método do Harald a funcionar: Alguns exemplares de varroa no favo de criação de zangãos. Em pormenor, varroa na larva de um zangão.

As galinhas chamaram-lhe um figo (e os galos também)!


E contribuem para fechar o círculo e manter a sanidade da colmeia. Nada se perde!

Controlo engenhos da varroa: à tarde, um quadro vazio (para zangãos) que tínhamos colocado na parte da manhã já se encontrava com bastante cera puxada pelas abelhas.

 Ao fim do dia, tirou-se mel de alguns quadros velhos de mel que foram substituídos por cera nova.

Depois dos alvéolos espremidos...

 E a colheita final. Encerramento de um dia fantástico!

quarta-feira, 7 de março de 2012

2.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes!

Boas notícias!

Já esperávamos que o primeiro workshop esgotasse, se bem que, com o costume bem português de deixar as coisas para a última, as inscrições, no início, tivessem tardado a chegar. Com esta expectativa, já tínhamos combinado com o Harald datas para uma segunda ronda.

Sendo assim, e com uma lista de espera de 10 pessoas que não tiveram a possibilidade de ingressar no primeiro curso, abrimos hoje as inscrições para o segundo e último.


As datas para este segundo curso são:

1.ª sessão: Março. 23, 24, 25
(Sexta 21:15 - 23:15 h, Sab. 9 - 17:00 h, Dom. 9 - 13:00 h)

2.ª sessão:
Abril. 29
(Dom.  9-17:00 h)

3.ª sessão: Junho. 8, 9, 10
(Sexta 21:15 - 23:15 h, Sab. 9 - 17:00 h, Dom. 9:00 h - até terminar, na parte da tarde)
 
Os interessados em frequentar este segundo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 75€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

As inscrições estarão abertas até ao dia 15 de Abril e serão admitidos 15 participantes.

segunda-feira, 5 de março de 2012

E foi Assim a 1.ª Sessão do Workshop Sobre Apicultura

E foi assim a 1.ª sessão do Curso de Apicultura com Harald Hafner em Paredes!

Depois de um longuíssimo período sem chuva, em que todos estávamos fartos dos dias soalheiros e ansiávamos pela chuva, e ela teimava em não vir, dias de sol radioso, alguns que já puxavam à Primavera, em que houve quem passasse na rua em mangas de camisa, ela chegou. E caiu, e voltou a cair, precisamente no dia e meio em que tínhamos marcado as aulas. Choveu praticamente durante todo o Sábado, e durante a manhã de Domingo.
Reunidos na sala da casa da Quinta da Ameixoeira Torta, escutávamos o Harald, e esperávamos todos que uma boa aberta nos permitisse darmos os nossos primeiros passos com as abelhas.

No Sábado à tarde, desafiámos a chuva e demos um longo passeio pela quinta e redondezas, para aprender sobre a flora apícola mais importante, nesta época fundamental para as abelhas, em que elas começam a sair das colmeias para recolherem o pólen e néctar.

Os eucaliptos, o tojo, as violetas, as salgueiros, os amieiros, as amendoeiras, as cerejeiras, todos ajudam a alimentar a colmeias nesta época de arranque.

E fizemos a nossa primeira visita, como grupo, ao nosso apiário comunitário.

Algumas abelhas mortas durante o transporte da colmeia foram colocadas fora da colmeia pelas abelhas responsáveis pela limpeza da mesma.

Uma colánia especialmente forte. As redes são utilizadas durante o transporte da colmeia.

No Domingo, depois da sessão terminada, alguns participantes no curso acabaram por ficar para almoçar na Quinta da Ameixoeira Torta, e foi precisamente durante o almoço que o tempo começou a mudar. E que tal se vestíssimos rapidamente os fatos de apicultor e déssemos um salto ao apiário? Dito e feito!


Um quadro de cera moldada novo, onde as abelhas já tinham começado a puxar a cera. Em alguns, a raínha já tinha colocado postura.

Um quadro de criação, com os alvéolos com a criação no meio, já operculados, rodeados por um anel de cera e outro de mel.

Um bom quadro de criação.


Alvéolos de zangão.

De manhã chuvosa, a tarde de sol!

Instrumento para capturar raínhas. Todos pudemos observar a raínha desta colmeia.

Para fazer um balanço desta 1.ª sessão do workshop, modéstia à parte, foi uma excelente experiência. Tirando a chuva que impediu que uma boa parte dos participantes tivesse a tão desejada experiência com as abelhas, penso que tudo o resto correu bem. Rapidamente se criou um grupo muito bom, e todos os outros elementos iam caindo no seu lugar.
O Harald contagiou toda a gente com os seus fenomenais conhecimentos sobre o mundo das abelhas, e conseguiu captivar até os mais experientes na arte da apicultura.

A 15 de Abril haverá mais, mas, quem sabe, antes ainda não conseguiremos trazer mais algumas pessoas a ter o seu primeiro contacto com as abelhas?
Este workshop superou as expectativas e não só preencheu a quantidade de vagas que tínhamos disponibilizado, como ficámos com uma boa lista de espera.

Deste modo, a pedido de várias famílias, organizaremos um segundo workshop que terá início no dia 23 de Março, mas mais sobre isso amanhã ;-) 
Entretanto, Boas Noites!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Chegaram as Nossas Abelhas!

É com alguma emoção que partilho com vocês estas imagens tiradas hoje, da chegada das nossas colmeias e sua instalação no apiário na Quinta da Ameixoeira Torta, prontinhas para o nosso curso de apicultura deste fim-de-semana.
Foi um momento fenomenal, e valeu bem a pena a ferroada que levei hoje (sem consequências, confirmando que, afinal, não sou alérgico às picadas de abelha - afinal, o episódio que me aconteceu quando eu tinha aí uns 12 anos foi apenas uma reacção alérgica que me levou ao hospital e resultou em 3 injecções!)
Um grande obrigado ao Sr. Mourão, que nos forneceu os enxames, que se encontrava acamado e fez um enorme esforço para se levantar e permitir que pudéssemos ter o apiário pronto para o curso (as abelhas precisam de um dia para fazerem um reset, se orientarem e se adaptarem ao novo local);

ao Miguel Almeida (nosso colega de curso), que veio de Duas Igrejas para ajudar o Sr. Mourão na selecção e transferência das colmeias e na instalação do apiário, ao Rúben Carminé e ao pai, que prepararam o terreno e as estruturas para a instalação do apiário, e que têm trabalhado no duro para preparar o espaço para o curso; ao Manuel Aguiar e ao Alberto Santos, que tamb´´em têm colaborado na organização do curso; ao nosso professor, Harald Hafner, pela inspiração que nos trnasmite; e finalmente a todos os formandos que chegam amanhã a Paredes, pois foram eles que permitiram que este curso acontecesse.
Um grande abraço a todos! :)