terça-feira, 2 de outubro de 2012

Palestra "Ameaças às Abelhas"


Já com o Terceiro Curso de Apicultura com Harald Hafner em Paredes esgotado, convidámo-lo a participar na palestra "Ameaças às Abelhas".

Esta palestra é parte integrante do curso de apicultura, mas é aberta a todos, e gratuita.

Nesta palestra o Harald falará do SCC (Síndrome do Colapso de Colónias), problema responsável pela maior mortandade de abelhas desde que há memória, e cujas causas não estão, ainda, bem definidas, bem como sobre várias outras ameaças à sobrevivência das nossas queridas abelhas e de outros insectos polinizadores, como os pesticidas e os monopólios de sementes.
A sessão terá lugar, mais uma vez, no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepêda (Academia de Música de Paredes), na próxima Sexta-feira, 5 de Outubro, pelas 21:15.
O acesso é livre e gratuito.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

3.º workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes


Boas notícias!

Face às várias manifestações de interesse que recebemos, de pessoas interessadas em aprender apicultura com o Harald Hafner, anunciamos a realização de um 3.º Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes.


As datas do workshop serão as seguintes:

1.ª sessão: Outubro, 5, 6, 7
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 - 13:00 h)

2.ª sessão: Outubro; 21
(Dom.  9-17:00 h)

3.ª sessão: Novembro, 9, 10 e 11
(Sexta 21:15 - 23:15 h; Sab. 9:15 - 17:15 h; Dom. 9:00 h - até terminar, na parte da tarde)

 

programa será semelhante ao dos dois workshops anteriores, adaptado às circunstâncias e condições metereológicas da altura.


 Os interessados em frequentar este segundo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 75€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.


Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com


Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.


Dada a numerosa lista de espera, aconselhamos os interessados a inscreverem-se com brevidade, para assegurarem presença.


A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

E foi assim o Workshop de Cozinha Vegetariana

Quando uma coisa corre mesmo, mesmo bem, quando os participantes saem satisfeitos, o formador sai satisfeito, os organizadores saem satisfeitos, o que se pode dizer? Missão cumprida, talvez? Sei lá... só sei que foi excelente, e é para repetir.

Introdução: quais as vantagens de uma alimentação vegetariana?

Cá fora fazia sol. Quem sabe o próximo não será ao ar livre?

Miúdos e graúdos...

Apesar da exiguidade do espaço, correu mesmo bem!

Todos tiveram a oportunidade de praticar.

Tofu...

O Rúben apresentou o projecto PROVE Paredes.

O cabaz PROVE.

O espaço, na Junta de Freguesia de Castelões de Cepêda, serviu lindamente.

 Menu no prato!

E sim, foi delicioso!

No fim, o Pedro Jorge Pereira tornou-se sócio da associação Paredes em Transição!
Os nossos agredecimentos ao Pedro, aos participantes, à Junta de Freguesia de Castelões de Cepêda e a todos aqueles que nos ajudaram a fazer desta actividade um sucesso!

E foi Assim o Workshop Alternativas no Combate à Varroa com Harald Hafner, em Paredes

Apesar de alguns contratempos iniciais com participantes que não deram com o caminho para a Quinta da Ameixoeira Torta, e que tiveram que se encontrados ali pela Serra do Muro (e eu não me lembrei que tinha o video-projector comigo), e de problemas com o mesmo video-projector, que era novo e teimava em não compatibilizar com o computador do Harald, o workshop encarreirou logo que o mestre começou a sua apresentação, e o resto do dia correu muito bem.

Havia muitas pessoas novas, a maioria das quais já com experiência na apicultura.

Master Hafner, em acção.

Diluição do ácido fórmico, para 60%.

E houve quem trouxesse fruta da época para partilhar com os colegas!

 Preparação do Thymol.

Com o Pedro Barreto, que veio de Odemira!

No apiário. Inspeçcção prévia.

Inspeçcção prévia. O Ácido Fórmico em primeiro plano.

Preparação das pastilhas com ácido fórmico, no próprio local.


E o que podem dois progenitores fazer quando têm que ir às abelhas e não têm com quem deixar o rebento? Um super-fato, com super-protecção! O Carlos e a Sandra Costa, com o Vasco.

Vejam-me lá este super-fato de micro-apicultor!. A Sandra Costa com o Vasco.

Balanço final deste workshop: Apesar dos contratempos iniciais, correu muito bem, e os participantes saíram bastante satisfeitos. Nunca pedi para me enviarem comentários a qualquer curso que tivéssemos realizado, mas eles vêm, e também nunca coloquei nenhum comentário aqui nesnte blog, mas não resisto a partilhar este:

"Já participei em bastantes acções de apicultura e esta bateu todas, por larga vantagem!"

Não pode haver melhor estímulo para nos incentivar a quere fazer melhor, pois não?

Já agora, os colegas da Transição Coimbra estão a organizar um workshop semelhante com o Harald para este Sábado. Todos os que estiveram no Sábado na Quinta da Ameixoeira Torta o recomendam!

terça-feira, 19 de junho de 2012





Varroa destructor é um dos maiores problemas da apicultura hoje em dia. Enfraquece os enxames, podendo mesmo conduzir à sua morte num período de tempo surpreendentemente curto.



Os tratamentos convencionais de combate  a este parasita , com base em acaricidas químicos e sistémicos, para além de poderem deixar resíduos nos diversos produtos da colmeia, estão a atingir o seu limite de eficácia, devido às resistências a estos produtos que a Varroa tem adquirido.



Existem, no entanto, tratamentos alternativos, muito menos tóxicos, e que não deixam resíduos na colmeia ou nos produtos apícolas. Estes tratamentos, dentro de um conceito integrado de combate à varroa, apresentam resultados muito satisfatórios.
Lamentavelmente, no nosso país, os conhecimentos destas técnicas e produtos são muito limitados.



Dando seguimento aos dois workshops introdutórios de apicultura em Paredes, e a pedido de muitos formados, queremos (Paredes em Transição e Harald Hafner) por esta razão, proporcionar o seguinte workshop a apicultores interessados:

Alternativas no Combate à Varroa:

Programa:

-          A Varroa:  Biologia do ácaro e seu efeito sobre a colmeia, como base para um conceito integrado para o seu combate;

-          Diferentes métodos de diagnose da Varroa, na teoria e na prática;

-          Tratamentos alternativos aos acaricidas químicos, com especial atenção aos ácidos orgânicos (acido fórmico, acido oxálico, etc. ), Timol e outros produtos à base de óleos essenciais: sua preparação e aplicação;

-          Conceito integrado do combate à Varroa ao longo do ano;

-          Aplicação e explicação prática das diferentes técnicas e produtos no apiário.

O objectivo deste novo workshop é equipar os participantes com os conhecimentos e ferramentas necessários para que sejam capazes de diagnosticar, controlar e combater a Varroa, com sucesso e de modo alternativo, na sua própria exploração apícola.
O público-alvo são apicultores com mais ou menos experiência, interessados em aprender novos meios, alternativos, no combate a este parasita das nossas amigas- as Abelhas!

workshop "Alternativas no Combate à Varroa" decorrerá na Quinta da Ameixoeira Torta, em vandoma, Paredes, onde decorreram os dois workshops anteriores, no Sábado, 21 de Junho, entre as 9:15 e as 17:15.

workshop realizar-se-á se tivermos um número mínimo de 10 participantes, com um máximo de 20.

Incluirá o almoço a que Rúben já nos habituou, mais dois lanches, manhã e tarde.

Os interessados em frequentar este segundo workshop poderão fazê-lo enviando a ficha de inscrição preenchida e efectuando a transferência 15€  (metade do custo do curso) para o NIB da associação Paredes em Transição: NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.

Aqui poderão descarregar a ficha de inscrição que deverá ser devidamente preenchida e enviada para o email: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Aqui poderão encontrar informação sobre como efectuar o pagamento.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

E assim encerrámos os dois workshops de apicultura com o Harald Hafner...

Se todos os cursos que contamos organizar no futuro correrem como correram estes dois, ficaremos muito satisfeitos!


Foi fantástico como, mesmo com a adversidade do frio que fazia em Março, e da chuva que caiu em praticamente cada um dos 6 fins de semana em que decorreram os cursos, as coisas correram tão bem!


Para tal, muito contou a empatia que o Harald conseguiu logo criar com os formandos, e a capacidade de organização do Rúben e do Manuel Aguiar. Os formandos contribuíram com o resto. Dois grupos muitos bons, cheios de gente com qualidade.


Tivemos gente que veio de Lisboa, de Castelo Branco, de Estarreja, de Tomar, do Marco de Canavezes, do Porto, de Alfândega da Fé, de Bragança, mas, muito gratificante, tivemos muita gente local, aqui do Vale do Sousa.


Gostaria de ter feito uma entrada para cada curso, mas o tempo não estica e por essa razão, aqui ficam imagens dos dois.


A palestra que iniciou a terceira sessão do segundo workshop, na Sexta-feira passada, no auditório que a Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda muito gentilmente nos disponibilizou.

Aula teórica na casa da Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma.

Aprender a fazer creme de própolis também fez parte do programa.

O Cristiano mostrando a colmeia top bar que fez, e que fez furor. Teve várias encomendas!


Aprendendo a extrair o mel dos favos com uma centrifugadora.

O Luís Amaral, de Lisboa, recebe o seu certificado de participação.

De volta ao apíário, enquanto o tempo o permite.

Um quadro de criação perfeito, de uma raínha nova.

Quem consegue identificar o comportamento que esta abelha exibe?

Já no encerramento do primeiro workshop, e João e o Harald com as cabeças cobertas por abelhas.

O Harald mostrando um quadro de zangãos, parte da estratégia de prevenção da Varroa.

Outro quadro de zangãos, com o Paulo Carneiro ao lado, que foi quem o fez.

O método do quadro de zangãos a mostrar a sua eficácia - conseguem ver a Varroa?

Quem será este? Uma dica: veio do Porto!

Fazendo creme de própolis, no primeiro workshop.

Um núcleo que o Carlos Costa, da Quinta da Pedra que Fala, no Marco de Canavezes, nos fez. Alguém consegue identificar o desenho? Se tiverem curiosidade, cliquem aqui.

A Mónica, de Bragança, recebendo o seu certificado, no encerramento do primeiro workshop.

Dois meses e meio passados desde que iniciámos o primeiro workshop, tem sido uma delícia ver como pessoas de um e outro curso se misturavam nas palestras de Sexta-feira à noite, e continuaram a juntar-se depois. Praticamente todos já tem as suas abelhas, e agora vamos ver as abelhas deste, vamos ajudar a transferir as colmeias daquele, alguém me tira esta dúvida, vou comprar material apícola. Alguém precisa de alguma coisa? O Cristiano e o Carlos começaram a fazer colmeias e têm vendido algumas aos colegas, cujos apiários tem crescido a olhos vistos e já lá vão 4 enxames capturados!
Depois de tudo isto, não tenho qualquer dúvida que, com estes workshops, se iniciou uma dinâmica que será muito interessante observar no futuro, com uma comunidade de novos apicultores (e outros menos novos) muito interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, em experimentar técnicas e processos novos e sustentáveis, e, acima de tudo, em ajudar-se e aprender uns aos outros. Penso que algo mesmo muito interessante está a começar no Vale do Sousa!




Agradecimentos às várias pessoas que tornaram estes eventos possíveis:  Harald Hafner, Rúben e Elisabete Carminé, Manuel Aguiar, Isabel Leal, Alberto Santos, Duarte Neto, Sérgio Correia, Paulo Carneiro, Miguel Almeida, Óscar Moreira, Paredes em Transição, Quinta da Ameixoeira Torta, Junta de Freguesia de Castelões de Cepêda e aos nossos queridos formandos.