segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Workshop de Apicultura com Harald Hafner em Paredes

Sabia que, para produzirem 1 kg de mel, as abelhas têm que efectuar mais de um milhão de voos, numa distância combinada equivalente a 7 voltas ao planeta?
O mundo das abelhas é fascinante, e pretendemos abrir-lhe uma porta para que nele possa entrar.

Em Paredes, alguns membros da associação Paredes em Transição juntaram-se para adquirir alguns enxames, e, de forma comunitária, partilharem as tarefas e os rendimentos das suas colmeias. Será uma oportunidade para aprendermos, mas também para ajudar a disseminar estes conhecimentos.
Com este objectivo, estamos a organizar um workshop sobre apicultura que decorrerá nos dias 2, 3 e 4 de Março; 15 de Abril; e 18, 19 e 20 de Maio, com uma carga horária de 33 horas teóricas e práticas.
Este espaçamento ao longo de quase 3 meses permitirá aos participantes acompanhar o calendário apícola e adquirir os conhecimentos de forma prática, trabalhando com as abelhas e aprendendo a desempenhar todas as tarefas necessárias para poderem conduzir, com sucesso, os seus próprios enxames.

Pretende-se que os participantes terminem o curso com a confiança necessária para tratarem os seus próprios enxames, quer como passatempo, quer como uma possível ocupação a tempo inteiro.
O workshop será conduzido, em língua portuguesa, por Harald Hafner, apicultor austríaco há muito radicado em Portugal, mestre em apicultura, e com uma vasta experiência profissional em vários ambientes, com diversas raças de abelhas e diferentes tipos de colmeia.

As partes teóricas do workshop, nas Sextas-feiras 2 de Março e 18 de Maio, decorrerão no auditório da Junta de Freguesia de Castelões de Cepeda, em Paredes.

As partes práticas decorrerão na Quinta da Ameixoeira Torta, em Vandoma, Paredes, onde se encontra o apiário comunitário de Paredes em Transição.

O curso terá um custo de 150 Euros e incluirá  12 refeições (4 almoços e 8 lanches). 
O pagamento inclui, ainda, materiais de documentação e apoio entre-sessões e após o workshop. Todo o equipamento necessário será fornecido pela Associação para utilização ao longo do curso.

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 25 de Fevereiro. 50% do pagamento deverá ser feito aquando do acto de inscrição através de transferência bancária para o NIB 0033 0000 4540 8581 5800 5 do BCP.
O restante poderá ser efectuado no primeiro dia de curso.

Os participantes que o desejem poderão adquirir o seu próprio enxame, que poderá ser instalado no local escolhido nas noites de 13 ou 14 de Abril, anteriores à segunda sessão do workshop, a 15 de Abril.
Para mais informações, poderá enviar email para: cursosparedesemtransicao@gmail.com

Ou poderá ligar para: 91 376 2626

A associação Paredes em Transição é um organismo sem fins lucrativos com o Número de Identificação Fiscal 509 724 612.

Sem comentários:

Enviar um comentário