A vespa-asiática tem feito um bom trabalho a dispersar-se pelo território português, e a causar dores de cabeça a apicultores, bombeiros, cidadãos em geral.
Já chegou a Paredes, temo-la visto a alimentar-se de néctar nas flores de néctar e a caçar abelhas junto às nossas colmeias. Há dias, um amigo lamentava-se que a vespa-asiática lhe estava a dizimar as poucas colmeias que tinha, e que até tinha observado uma vespa que, tendo, já, capturado uma abelha, ainda agarrou mais outra, antes de voar rumo ao seu ninho.
Por enquanto, na nossa região, a pressão da Vespa velutina nigritorax ainda não se faz de maneira preocupante, como já o faz no Minho, mas todos sabemos que, no próximo ano, a coisa será, certamente, pior. Muito pior!
Por esta razão, é importante sabermos o mais possível sobre esta espécie preocupante, e ficarmos a saber a quem, na nossa região, deveremos contactar quando detectarmos um ninho de vespa-asiática.
Paredes em Transição tem o prazer de anunciar a realização da sessão de esclarecimento "A Vespa-asiática em Portugal e na Europa".
Este evento informativo, co-organizado com a Câmara Municipal de Paredes, que contará com alguns especialistas sobre a Vespa velutina nigritorax e a sua erradicação.
O José Grosso Silva (CIBIO) e o Miguel Maia (ApisMaia e APIMIL) falarão sobre a biologia, expansão e combate à espécie; o Marco Portocarrero (Caminha) e o Pedro Santos (Enxame d'Abelhas) falarão sobre a sua experiência na destruição de ninhos; o Ricardo Marques, da Quercus, falará sobre o impacto ambiental desta espécie exótica invasora; e, finalmente, o Miguel Rodrigues, da Câmara Municipal de Paredes falará sobre a presença e combate à vespa-asiática no Vale no Sousa.
O evento decorrerá no Sábado, 8 de Novembro, na Casa da Cultura da Câmara Municipal de Paredes; pelas 15h00 e é aberto a todos. Se tem interesse em conhecer melhor a vespa asiática, apareça!
Sem comentários:
Enviar um comentário